O xadrez por Correspondência do Sporting Clube de Portugal vai, mais uma vez, disputar a Fase Final da "Champions League" da ICCF. A equipa formada pelo GM Horácio Neto, SIM (agora GM) Francisco Pessoa, SIM António Moura e Veríssimo Neves Dias venceu o Grupo 1 da Challengers League, depois de uma disputadíssima luta com as equipas russas BestLogicRuTeam e Flagman. A primeira conseguiu mesmo igualar a pontuação da equipa portuguesa, mas o Sporting conseguiu mais "pontos de encontro". A Flagman ficou a apenas meio ponto dos vencedores.
O equilíbrio também foi notório entre o 4º e o 11º lugares e apenas das duas últimas equipas se pode dizer que chegaram "depois do pelotão".
É muito difícil desequilibrar uma partida de xadrez por correspondência. É muito importante uma boa escolha na abertura e ainda mais saber quando seguir a avaliação dos programas e quando confiar na nossa -, apesar dos programas.
Nesta partida, disputada no 3º tabuleiro, António Moura demonstra o risco de escolher uma defesa muito baseada nos factores mais dinâmicos do xadrez vs um deficit de material, quando (diferentemente do xadrez OTB) o ritmo da partida permite uma reflexão alongada e a possibilidade de explorar os "pormenores tácticos" está amplamente diminuída pela mesma presença dos computadores. Existem, mas estão habitualmente escondidos atrás de uma profunda árvore de variantes.
A defender o 1º tabuleiro do Sporting esteve Horácio Neto. Conseguiu a melhor pontuação neste tabuleiro, juntamente com o russo Moiseev, da BestLogicRu
Vejamos ainda uma boa vitória de Francisco Pessoa e um empate espectacular de Veríssimo Dias:
A Final deverá ter início em Maio e o Sporting segue a velha máxima de que em equipa que ganha não se mexe, pelo que os mesmos quatro - Neto, Pessoa, Moura e Veríssimo - alinham na fase decisiva.
Comentários